domingo, 28 de setembro de 2008

Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos

Li na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos n.220 um artigo do Alberto Filipe Araújo sobre
"História Cultural e História das Ideias Educativas: reflexões e desafios" e lembrei das discussões sobre Bakhtin...

Um dos trechos que me fez lembrar foi

"...somos daqueles que pensam que António Nóvoa foi mais longe ao defender que as imagens percebidas se convertem em símbolos de grande importância no quadro do espaço-tempo escolar, além de destacar a importância do par "relembrando-imaginando" nos escritos
históricos sobre a educação e por ter também afirmado que as imagens não podem continuar a ser uma espécie de "terra incognita do nosso trabalho intelectual" (Nóvoa, 2000, p. 21-52, 2001, p. 45- 66; Cohen, 1999, p. 125-156; Kelley, 1996, p. 46; Burke, 2005, p. 84-86 e 163; Tenorth, 2001, p. 67-82; Olábarri, 1996)"

Resumo
Tenta, num primeiro momento, compreender as questões e os desafios que a "nova" História Cultural coloca a quem pretende investigar no campo da História das Ideias Educativas. Num segundo momento, interroga-se se a História das Ideias Educativas e as figuras do imaginário
educacional, que também a constitui, assume um desafio à "nova" História Cultural. Do cruzamento dos dois momentos, o autor conclui da impossibilidade de se fazer uma História das Ideias Educativas sem ter em conta os novos olhares sobre a História Cultural, nomeadamente a sua perspectiva hermenêutica e a ênfase atribuída ao lugar das imagens (grifo meu), assim como defende a necessidade da "nova" História Cultural ter em conta as figuras do imaginário educacional: mitos, temas míticos, heróis e divindades mitológicas, presentes nas ideias educativas.

Palavras-chave: história cultural; história das ideias educativas; ideias educativas; imaginário educacional

http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4327

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festival de Cinema Infantil

Olhinhos,

Não sei bem como usar as maravilhas da tecnologia moderna para mostrar aqui para vocês detalhes desta descoberta, mas ao menos vai a dica:

6° Festival Internacional de Cinema Infantil!

O calendário de apresentações deste ano, que incluiu o Cinemark de Campinas, já acabou (também perdi por conta das dores...ui!), mas há muitas dicas de filmes prá gente fugir um pouco do Nemo... rsrs


Beijos a todos e seguimos proseando e aprendendo a blogar!

sábado, 20 de setembro de 2008

Reunião dia 20 de Setembro

Olá Olheiras...
Hoje nosso encontro foi com o pessoal do Prof. Carlos, o tema foi "o Riso no Cinema".
Vimos o filme "Quanto mais quente, melhor" (Some like is hot).
Depois do intervalo, a Mariângela contou um pouco do trabalho dela a partir do filme. 
O Rogério falou também do Spike Lee, no filme "A hora do show".
O espaço está aberto, agora, para as discussões e comentários!
Abraços!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pra começar!

O bom da nossa participação como autores é que dá pra, além de discutir, também aprender a fazer blog (diagramando o texto, postando imagem, fazendo comentários, inserindo hipertextos, etc)..

Começo indicando um site que é, sem sombra de dúvida, a minha descoberta do ano!

O link www.makingoff.org é um endereço para encontrar e conhecer produções (filmes, curtas,documentários...) que não temos contato tão facilmente por aí. O critério é reunir e “compartilhar” (se é que vocês me entendem) produções não-comerciais, filmes raros ou que não são achados em qualquer locadora, bem como documentários e curtas que só se vê em festivais.

Vale a pena, ao menos, navegar pelo site...

Há um índice de filmes (para buscas mais específicas), tem também uma lista de diretores por regiões do mundo, indicações de filmes vistos pelos moderadores (na página principal), além de sinopses interessantes com algumas imagens disponíveis dos filmes. Tem ainda uma parte que homenageia o “diretor do mês” (às vezes escolhidos pelos moderadores e outras vezes eleitos pelos votos dos participantes do site), em que é possível conhecer cineastas não tão conhecidos ou obras desconhecidas de diretores conhecidos (deu pra entender?).

Pelo site, vi recentemente o filme “Não matarás”, do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski (o homenageado de setembro) . O filme faz parte de uma uma série de parábolas modernas que o diretor gravou, inspirada nos dez mandamentos. Gostei muitíssimo...

Clique aqui para ler mais...

Bem, é isso... Fica aí a propaganda deslavada, mas no esforço de “democratizar o acesso” (vide PCN de Artes...rss...)

Qualquer dúvida de como navegar pelo makingoff, é só gritar!

Inté sábado!

PS: não consegui fazer o esquema do hipertexto...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Demais

Vocês estão aprontando mesmo!
Mesmo assim adorei.
Espero que role muita conversa sobre cinema aqui