domingo, 26 de outubro de 2008

Vídeos em contexto escolar

Olá pessoALL...

Aqui vão os vídeos apresentados (na ordem) durante nosso último encontro.




quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Encontro 18/10

No nosso encontro deste sábado (18/10), o tema norteador de nossa discussão foi documentário. Marcela, Bia e Elaine apresentaram o documentário Sapphadas, produto final do curso “Introdução ao Documentário como Instrumento de Comunicação Popular”, oferecido na sede do Mo.Le.Ca (Movimento Lésbico de Campinas) pela Camará Comunicações.

Após a exibição houve uma conversa em torno da produção do vídeo, tendo em vista que Bia e Marcela participaram diretamente da filmagem do mesmo. Elaine contribui com alguns aspectos teóricos, já que tem estudado o tema há algum tempo. Destacamos que o vídeo foi uma produção de um grupo heterogêneo, dentro de um curso introdutório, inserido num contexto de movimento popular relacionado ao tema proposto.

A discussão girou em torno da feitura do documentário, especialmente sobre o uso das câmeras, as mudanças no roteiro, as entrevistas, a iluminação, o som, a ética, bem como a edição e o próprio produto final.




Bia, Elaine e Marcela

ERRATA

Queridos,

Perdoem a confusão, mas me confundi com a apresentação desta semana: neste dia 25/10 veremos os trabalhos em vídeo do Heitor.
Carlos Lopes apresenta na reunião de novembro e, na última, vêm Zeca e Julyana.
Heitor querido, perdão pela falha e esperamos você e seus "filhotes"!
Beijo grande e nos vemos sábado,

Gabi

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reuniões

Olá olhinhos!

Passo para agradecer pela apresentação riquíssima de Elaine, Bia e Marcela! Ficamos esperando o resumo de vocês por aqui, conforme combinamos...
Neste próximo sábado nos vemos de novo, agora para ver e discutir os vídeos de Carlos Lopes. Espero todos lá!
Beijo grande a todos e seguimos proseando,

Gabi

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mais uma dica

Queridos,

Essa me veio pelo Orkut:

Oi , vc gosta de cultura? filmes culturais gratuitos no mis ( palácio dos azulejos ) end:R: Regente Feijó 859 –centro-campinas.
http://www.negativoonline.com/ –mostra o cinema enquanto exercício critico
III MOSTRA CURTA AUDIOVISUAL 17/10 – (sexta-feira) 20h Sessão de Abertura -Exibição de curtas do acervo do MIS 18/10 – (sábado) 13h Oficina “Produção de vídeo-documentário” 14h Sessão Especial16h30 Sessão Super-8 - Curadoria de Lucas Vega + discussão com Sérgio Concilio19h Sessão Blábláblá - Exibição do curta-metragem “Blábláblá” e do longa “Bang Bang” seguido de discussão com cineasta Andrea Tonacci 19/10 – (domingo) 10h Oficina “Bricolagem Audiovisual” 14h Mostrinha - Curador Maurício Squarisi 16h PALESTRA “O design de aparência de atores e a construção de personagens no cinema japonês contemporâneo” - palestrante: Adriana Vaz18h30 Sessão Especial...

Beijos e até sábado!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CONFIRMANDO CALENDÁRIO

Olá olhinhos!
Confirmando nosso calendário de reuniões:
18 de Outubro: Bia, Elaine e Marcela - vão fazer uma exposição sobre o trabalho de produção de documentários
25 de Outubro: Heitor - vai relatar experiência de produção de vídeos em ambiente escolar, tanto filmagens quanto animações, buscando mostrar as etapas de um trabalho já realizado
08 de novembro: Carlos Lopes - vai falar da produção de seus curtas
29 de novembro: Zeca - vai apresentar o processo de produção de documentários; e Julyana - vai discutir a produção de vídeos promocionais.
Nos vemos então dia 18/10.
Beijo a todos e seguimos proseando,
Gabi

sábado, 4 de outubro de 2008

Reunião 04 de Outubro


Olá pessoALL...

Hoje fizemos uma retrospectiva das discussões anteriores realizadas neste semestre (pois estamos bem no meio dele!) e planejamos o que ainda poderemos fazer nos próximos encontros até o final do ano.
Já discutimos em conjunto o que é a leitura de imagens e como ela pode ser exercitada dentro da escola. Para isso, lembramos:
1) textos do Carlos e do Bakhtin: idéia-base de nossos encontros - imagens contidas no contexto da iconologia, contaminadas por seus processos de produção, as quais são lidas por nós de forma única (já que também estamos contaminados por nossas visões de homem, mundo e sociedade e, a partir disso, preenchemos os intervalos significativos das tais imagens com nossa imaginação).
2) DVD "Cinema na Sala de aula": discussão sobre como levar a leitura de imagens para a escola - como pressuposto pedagógico ou como sensibilização estética?
3) DVD "Clandestina Felicidade": exemplo de imagem que pode ser levada à escola tanto para sensibilizar como para exercitar um diálogo entre a leitura de imagens e a leitura/escrita textual.
4) exposições das pesquisas de Mari e Rogério: além das funções do riso, pensamos melhor sobre como é pesquisar a imagem e como, a partir disso, podemos levar nossos alunos a se tornarem também pesquisadores daquilo que "olham".
Como já discutimos o que é ler imagens e como essa leitura pode ser feita na escola, pensamos que agora seria o momento de entender melhor os processos de feitura das imagens. Decidimos então nos debruçar sobre as produções de imagens feitas por nós mesmos, para que nossos trabalhos sejam apresentados no grupo e possamos entender melhor os processos de produção do audiovisual.
Para isso, em primeiro lugar, tomem nota: alteração de calendário de encontros e apresentações previstas:
18 de Outubro: Bia, Elaine e Marcela - vão fazer uma exposição sobre o trabalho de produção de documentários
25 de Outubro: Heitor - vai relatar experiência de produção de vídeos em ambiente escolar, tanto filmagens quanto animações, buscando mostrar as etapas de um trabalho já realizado
Para os dias 8 e 29 de Novembro, cabe confirmar as seguintes atividades:
- Carlos Lopes - para falar da produção de seus curtas
- Zeca - para falar de documentário
- Julyana - para falar de vídeos promocionais
Para fechar, vale relembrar alguns trechos da fala do Carlos: "Para se trabalhar na perspectiva da imagem como conhecimento e, portanto, tirar saberes da imagem – considerando, inclusive, seu caráter provisório de sentidos e que se transformam historicamente – a escola deveria trabalhar com a idéia de que 'a escola cria conhecimento' mas, ao mesmo tempo, tem dificuldades de construir os saberes a partir da imagem. Em geral, a escola trabalha com a idéia de reprodução." Segundo a fala da Gabriela, nossa dificuldade está em conciliar as reflexões que fazemos no grupo acerca da leitura, da feitura e dos usos da imagem em espaços escolares com as práticas que o grupo desenvolve em seu cotidiano de trabalho.
Para sintetizar, Carlos disse: "O aluno tem o direito a ter o de melhor que a cultura produz: em cinema, fotografia, pintura, imagem e texto. Direito do aluno da educação infantil até o nível universitário. E o melhor que se produz não é sempre disponível: os curtas-metragens e filmes brasileiros que são premiados no mundo inteiro, por exemplo! O problema está na formação do professor, que precisa ter acesso à cultura da imagem e da escrita para poder oferecer isso aos seus alunos."
Imbuídos disso, esperamos que muitas outras prosas ainda aconteçam nesta última metade de nosso semestre!
Beijos a todos,
Gabi e Heitor

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

III Mostra Curta Audiovisual

Estão abertas as inscrições para as oficinas da III Mostra Curta Audiovisual. As oficinas são mini-cursos práticos em que os participantes realizarão trabalhos coletivos, cujo resultado será exibido na sessão de encerramento da mostra. As oficinas oferecidas buscam cobrir áreas diversas do campo da produção audiovisual, ao mesmo tempo que são uma forma de aproximar o público da técnica, desmistificando os processos de realização.Serão cinco oficinas, todas realizadas no Museu da Imagem e do Som de Campinas, cada uma com carga horária e datas de realização próprias. Abaixo segue a lista das oficinas com sinopse:Produção de Vídeo-Documentário Produzir um vídeo documentário de curta-metragem coletivo, com temática ligada ao cotidiano dos participantes. A oficina tem como objetivo apresentar técnicas de elaboração de textos voltados à produção audiovisual, partir disso os participantes vão participar da produção de um vídeo-documentário de curta-metragem.
Carga Horária: 24h Bricolagem Audiovisual Com o intuito de estender e transformar o "olhar" dos participantes, este projeto visa produzir duas obras audiovisuais a partir de um único roteiro e gerar, na medida em que se desenvolvem as etapas de criação de um vídeo, conhecimento acerca desse fazer, além de mostrar as diferentes maneiras de como uma idéia se traduz em uma obra audiovisual.
Carga Horária: 8h Animação Stop-Motion Oficina de animação básica que utilizará o recurso de pixelation (animação quadro a quadro de pessoas e objetos) para produzir um vídeo de curta-metragem. Carga Horária: 8h Direção de Arte Introdução aos principais conceitos de Direção de Arte através de aula teórica e prática que mostram um pouco do que é cenografia e figurino, especificamente para cinema e vídeo. Carga Horária: 8h Trilha Sonora para Cinema Apresentar as relações entre as linguagens musical e audiovisual, ressaltando a importância do áudio na composição de uma obra cinematográfica. Carga horária: 8hPara obter maiores informações e para fazer a sua inscrição acesse
www.mostracurta.art.br
As inscrições vão até o dia 17/10.
AttMariana A. Maurer


Redirecionando:

"Tenho dois vídeos selecionados para a 3a Mostra do MIS: 'A falecida' (trecho da peça de Nelson Rodrigues em linguagem de cinema) e 'Romeu & Julieta - tudo tem um começo' (sitcom de Vitor Paranhos). Vejam programa no site http://www.mostracurta.art.br/drupal/ ou acessem ou filmes no YouTube http://br.youtube.com/user/carobelopes. Abreijos, Carlos Lopes"

Beijos a todos e sorte prá você, Carlos!