quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FINALIZAÇÃO E ENCONTRO

Olá olhinhos com olheiras (e bota olheiras nisso nesse fim de semestre sem feriados...),

Passada uma semana de nosso último encontro, escrevo prá dizer que foi muito, muito bom poder prosear com vocês sobre as imagens e todos os processos que de seus estudos derivam. Espero que possamos estender os papos para mais um semestre, e outro mais, e mais um...
E para que a conversa não termine assim, de bobeira, venho sugerir um encontro para nós enquanto 2008 não termina: que tal nos vermos dia 18/12, quinta-feira, no Estação Santa Fé aqui em Barão Geraldo?
O dia já estava meio pré-agendado com alguns e, dados os infidáveis compromissos que cercam a chegada do novo ano, creio que o mantermos seja necessário. Mas quanto ao local, aceitamos sugestões!
Beijos a todos e em todos e espero manifestações de vocês para confirmarmos,

Gabi

PS: Nosso blog está com acesso restrito para permitir a inclusão de imagens com direitos públicos não-autorizados. Por isso, coloco data e local aqui sem medo de bisbilhotices... ui! rsrs

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Apresnetação do dia 29/11


Falar do meu traballho é um das minhas tarefas favoritas!
Mas serei sucinta ao escrever sobre o que realizamos no sábado.
À princípio deveria levar alguns vídeos institucionais para falar sobre a produção profissional dessa área. No entanto, como estamos trabalhando dentro da área de Educação, achei pertinente levar dois vídeos educativos (um deles inclusive podemos dizer que tbem é promocional):

- Pragas Urbanas – Aprender antes de controlar (2007)
Vídeo de média-metragem (43’) realizado pela FUNDAG – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola sob orientação dos pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo. O vídeo tem objetivo de orientar crianças e mães na prevenção e controle de pragas urbanas.
Produção: Eu e minha equipe realizamos esta produção em aproximadamente 4 meses. A princípio, fomos ao Instituto Biológico conhecer os pesquisadores de cada área (formiga, roedores, baratas, traças, brocas, cupins....) com a finalidade de pesquisar sobre o conteúdo necessário para o desenvolvimento do roteiro (a ferramenta que nortearia todo o resto da produção). Após a realização da pesquisa (de campo e bibliográfica) escrevemos o roteiro fundamentado no orçamento que tínhamos em mãos – o interessante de trabalhar com um orçamento limitado (no caso, uma verba de aprox. R$ 40.000,00) é que sabemos exatamente o que pode ser utilizado como recurso ou não, o que costumo chamar de “roteiro empreendedor” – e para criar um bom “roteiro empreendedor” é necessário conhecer a magia das técnicas de produção.
Roteiro concluído e aprovado pelo cliente, ao trabalho!
Pré-produção (agendamento, contratação de atores, objetos de cena, estudo de cenário, equipamentos de cinegrafia, iluminação...). Captação de Imagem (também estava restrita à 5 dias). Decupagem (um trabalho extremamente importante o qual o roteiro quase que se desconfigura!). Edição, animação, computação gráfica (muitas e muitas horas de trabalho, a vista parece criar escamas....). Apresentação aos clientes: CORTES! Pós-finalização (trilha sonora, masterização, efeitos, créditos...). Trabalho pronto, mais um filho parido!


- Fernando Pessoa: O Poeta Múltiplo (2004)
Vídeo-arte de curta-metragem (8’) roteirizado pelo professor de Literatura Wilton José Marques e por mim. Esta foi uma criação que fez parte da coleção “Escritores para todos” desenvolvida pela empresa Mídia Educativa. Com o orçamento extremamente reduzido (cerca de R$ 2.000,00) realizamos esta obra com o apoio do artista Zezé Tonezzi, no papel de Fernando Pessoa, e do grupo musical Anima, cujas trilhas sonoras já existentes encaixaram perfeitamente na obra.
Produção: a finalidade desta vídeo-produção foi realmente desenvolver um produto ( um dos temas da discussão do encontro do grupo no dia 29) que pudesse ser utilizado como complemento pedagógico em sala de aula, motivando o aluno à procurar mais conhecimento sobre o poeta e a Literatura portuguesa. O processo de produção foi similar ao vídeo anterior, só que com uma estrutura muito menor.

A apresentação destes trabalhos suscitou alguns pontos importantes:
- como produzir um vídeo para sala de aula? (Ele deve ser didático? Um complemento pedagógico? Ou simplesmente apreciativo?)
- de onde vêm os processos de criação e desenvolvimento de um vídeo? (como conheço um pouco mais da prática do que a teoria, confesso que fiquei muito satisfeita com a discussão sobre a utilização do “amarelo por causa do mingau que a mamãe fazia” que a Gabriela citou para explicar o porquê das escolhas inconscientes (ou até mesmo conscientes).
- Processos de produção de um vídeo / orçamentos (reduzidos ou não, sempre são norteadores dos trabalhos videográficos) / ferramentas de trabalho.

Enfim, como se trata de apenas um resumo, fico por aqui (com muita pena, é claro, pois se pudesse, transcreveria meu diário de produção – o que realmente faço, pois uma produção sempre é experiência para muitas outras).


Zeca, obrigada vc tbem pelos conhecimento transmitidos! Aliás, gostaria de saber se você comercializa os documentários? Adoraria passar para meus alunos de Documentário.

Contente e satisfeita por estar com vocês!

Julyana Troya

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Apresentação Zeca Sachetti

Alô colegas!

Segue um breve relato da minha exposição, ocorrida no dia 29/11.

Vídeos exibidos: “Quatro Vezes Campinas” (Documentário)
“Fome Visual” (Experimental)

No que diz respeito ao “Quatro Vezes Campinas”, discutiu-se, entre outras coisas, que critérios políticos e subjetivos, sejam conscientes ou não, embasam os processos de criação e recepção das imagens. Comentou-se também o caráter didático do vídeo, assim como os traços particulares que o delineariam como um índice cronológico do cinema de não ficção.

Infelizmente, devido à escassez de tempo, não foi possível encetar discussão a propósito do “Fome Visual”; e, exibir o vídeo “Escola Para Todos”.

Expresso aqui minhas congratulações à colega Julyana, que também expôs seus vídeos no mesmo dia, e agradeço aos demais pela atenção, interesse e paciência.

Boas férias a todos.

Até breve.

Zeca Sachetti
(produtor de audiovisual e videopata assumido)