quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Apresnetação do dia 29/11


Falar do meu traballho é um das minhas tarefas favoritas!
Mas serei sucinta ao escrever sobre o que realizamos no sábado.
À princípio deveria levar alguns vídeos institucionais para falar sobre a produção profissional dessa área. No entanto, como estamos trabalhando dentro da área de Educação, achei pertinente levar dois vídeos educativos (um deles inclusive podemos dizer que tbem é promocional):

- Pragas Urbanas – Aprender antes de controlar (2007)
Vídeo de média-metragem (43’) realizado pela FUNDAG – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola sob orientação dos pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo. O vídeo tem objetivo de orientar crianças e mães na prevenção e controle de pragas urbanas.
Produção: Eu e minha equipe realizamos esta produção em aproximadamente 4 meses. A princípio, fomos ao Instituto Biológico conhecer os pesquisadores de cada área (formiga, roedores, baratas, traças, brocas, cupins....) com a finalidade de pesquisar sobre o conteúdo necessário para o desenvolvimento do roteiro (a ferramenta que nortearia todo o resto da produção). Após a realização da pesquisa (de campo e bibliográfica) escrevemos o roteiro fundamentado no orçamento que tínhamos em mãos – o interessante de trabalhar com um orçamento limitado (no caso, uma verba de aprox. R$ 40.000,00) é que sabemos exatamente o que pode ser utilizado como recurso ou não, o que costumo chamar de “roteiro empreendedor” – e para criar um bom “roteiro empreendedor” é necessário conhecer a magia das técnicas de produção.
Roteiro concluído e aprovado pelo cliente, ao trabalho!
Pré-produção (agendamento, contratação de atores, objetos de cena, estudo de cenário, equipamentos de cinegrafia, iluminação...). Captação de Imagem (também estava restrita à 5 dias). Decupagem (um trabalho extremamente importante o qual o roteiro quase que se desconfigura!). Edição, animação, computação gráfica (muitas e muitas horas de trabalho, a vista parece criar escamas....). Apresentação aos clientes: CORTES! Pós-finalização (trilha sonora, masterização, efeitos, créditos...). Trabalho pronto, mais um filho parido!


- Fernando Pessoa: O Poeta Múltiplo (2004)
Vídeo-arte de curta-metragem (8’) roteirizado pelo professor de Literatura Wilton José Marques e por mim. Esta foi uma criação que fez parte da coleção “Escritores para todos” desenvolvida pela empresa Mídia Educativa. Com o orçamento extremamente reduzido (cerca de R$ 2.000,00) realizamos esta obra com o apoio do artista Zezé Tonezzi, no papel de Fernando Pessoa, e do grupo musical Anima, cujas trilhas sonoras já existentes encaixaram perfeitamente na obra.
Produção: a finalidade desta vídeo-produção foi realmente desenvolver um produto ( um dos temas da discussão do encontro do grupo no dia 29) que pudesse ser utilizado como complemento pedagógico em sala de aula, motivando o aluno à procurar mais conhecimento sobre o poeta e a Literatura portuguesa. O processo de produção foi similar ao vídeo anterior, só que com uma estrutura muito menor.

A apresentação destes trabalhos suscitou alguns pontos importantes:
- como produzir um vídeo para sala de aula? (Ele deve ser didático? Um complemento pedagógico? Ou simplesmente apreciativo?)
- de onde vêm os processos de criação e desenvolvimento de um vídeo? (como conheço um pouco mais da prática do que a teoria, confesso que fiquei muito satisfeita com a discussão sobre a utilização do “amarelo por causa do mingau que a mamãe fazia” que a Gabriela citou para explicar o porquê das escolhas inconscientes (ou até mesmo conscientes).
- Processos de produção de um vídeo / orçamentos (reduzidos ou não, sempre são norteadores dos trabalhos videográficos) / ferramentas de trabalho.

Enfim, como se trata de apenas um resumo, fico por aqui (com muita pena, é claro, pois se pudesse, transcreveria meu diário de produção – o que realmente faço, pois uma produção sempre é experiência para muitas outras).


Zeca, obrigada vc tbem pelos conhecimento transmitidos! Aliás, gostaria de saber se você comercializa os documentários? Adoraria passar para meus alunos de Documentário.

Contente e satisfeita por estar com vocês!

Julyana Troya

2 comentários:

Gabi Rigotti disse...

Jú, querida, obrigada pelos vídeos, pelas discussões e pela completa postagem feita aqui! De fato, seus materiais trouxeram uma ótima oportunidade de retomarmos nossas falas sobre vídeos educativos (feitos para educar) e educadores (nem sempre produzidos com este fim, mas com potencial latente para a educação do olhar). Esperamos poder ver mais de seus vídeos em breve! Beijos!

Heitor Gribl disse...

Ju, minha linda! concordo com a sua postagem e o comentário da Gabi... me fez pensar sobre o "papel pedagógico" de um filme... afinal de contas, a imagem sempre educa, seja qual for o objetivo do produto acabado. Se precisar de ajuda um dia, conte comigo, adoro fazer edição.
Abração! Heitor