Queridos olhinhos olhantes com olheiras,
Continuamos a nos utilizar deste espaço do blog para conversar sobre nossos planos e projetos.
Como já dito, finalizamos nossos trabalhos com a feitura do curta de animação em stop-motion com massinha quando experienciamos esta produção na oficina do Heitor. Nossa produção está aí, na postagem abaixo, aberta para pitacos sobre edição, montagem, sonorização e créditos. Não deixem de opinar!
Durante todo este processo de criação, estivemos gravando o making-off de nossos trabalhos. Essa gravação foi editada e montada pelo Carlos Lopes (obrigada, querido!) e demos uma olhada nisso em uma de nossas reuniões anteriores. Com isso, ficou claro para o grupo que o processo de criação. sobretudo quando coletivo, é lento e cheio de percalsos, mas também muito instigante e cheio de idéias das mais acertadas! Mesmo não tendo finalizado a historinha da Cuca, como almejado, nosso grupo conseguiu perceber que para produzir um audiovisual é necessário mais que uma idéia na cabeça e uma câmera na mão: precisamos de direção!
Saber o que produzir, com qual objetivo, e ter claro "quem é que cuida do quê" neste processo nos parecem condições impreteríveis para a realização de uma obra, sobretudo depois que olhamos para este making-off. E é com essas idéias em mente que partimos agora para uma nova fase do grupo!
Para nos inserirmos no projeto "Cinema na Escola", coordenado pelo Prof. Carlos, devemos ter em mente que fazer cinema nas instituições escolares - tentando proporcionar aos alunos e professores a oportunidade de serem não só apreciadores mas também produtores de cultura - não será fácil, sobretudo se atentarmos para as possíveis dificuldades com recursos e técnicas que teríamos... Mas se tivermos uma direção em mente, um norte bem traçado, certamente esse será um objetivo possível de ser alcançado, certo?!
Continuemos, pois, a prosear sobre o assunto por aqui!
Beijos a todos e em todos.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pessoas,
Parece que a preocupação de formar cidadãos que democraticamente trnham acesso aos bens culturais e, mais que isso, sejam reais produtores de cultura, não é só nossa!
Ao encontro de nosso projeto "cinema na escola", a USP acaba de lançar um novo curso na ECA: graduaçãop em Educomunicação. Vejam abaixo:
O Conselho Universitário da USP aprovou, na terça-feira (17), a criação de um curso de graduação de licenciatura educomunicação. A nova carreira estará veiculada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e entrará em vigor em 2011, com 30 vagas no período noturno.
A licenciatura destina-se a preparar profissionais para atender demandas provenientes do campo da educação formal (magistério) bem como da prática social, o que prevê o uso das tecnologias da informação e das linguagens da comunicação das artes em projetos voltados para a comunicação educativa. O profissional a ser formado encontrará espaço de atuação na docência, especialmente nos cursos profissionalizantes de nível médio voltados para a comunicação e as tecnologias da informação. Terá atuação, ainda, no desenvolvimento de projetos destinados a qualificar a expressão comunicativa da comunidade escolar, fazendo uso das linguagens da comunicação, das artes e das tecnologias da informação, tanto no ensino básico quanto no superior. No caso, o educomunicador desempenhará o papel de um assessor a serviço das secretarias de comunicação, das diretorias de ensino e das próprias escolas.
A grade curricular será estruturada de forma a abranger inicialmente disciplinas gerais das Ciências Humanas, que se especificarão ao longo do curso, partindo da construção de um pensamento crítico sobre a realidade contemporânea até se apropriar das teorias e práticas da comunicação. Essas etapas convergirão para a dimensão participativa do futuro profissional. O corpo docente – que conta com 19 professores doutores, especialistas em teorias, linguagens e gestão da comunicação, educação, teoria e crítica das artes e tecnologias da informação – assumirá as disciplinas e a direção do novo programa. Foram firmadas também parcerias com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e com a Faculdade de Educação, que ministrará as matérias referentes às práticas de ensino.
Mais informações pelo Laboratório Agência de Comunicação, e-mail lac-eca@usp.br
Beijos a todos e seguimos trocando figurinhas!
Postar um comentário