terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Apresentação Zeca Sachetti

Alô colegas!

Segue um breve relato da minha exposição, ocorrida no dia 29/11.

Vídeos exibidos: “Quatro Vezes Campinas” (Documentário)
“Fome Visual” (Experimental)

No que diz respeito ao “Quatro Vezes Campinas”, discutiu-se, entre outras coisas, que critérios políticos e subjetivos, sejam conscientes ou não, embasam os processos de criação e recepção das imagens. Comentou-se também o caráter didático do vídeo, assim como os traços particulares que o delineariam como um índice cronológico do cinema de não ficção.

Infelizmente, devido à escassez de tempo, não foi possível encetar discussão a propósito do “Fome Visual”; e, exibir o vídeo “Escola Para Todos”.

Expresso aqui minhas congratulações à colega Julyana, que também expôs seus vídeos no mesmo dia, e agradeço aos demais pela atenção, interesse e paciência.

Boas férias a todos.

Até breve.

Zeca Sachetti
(produtor de audiovisual e videopata assumido)

3 comentários:

Gabi Rigotti disse...

Obrigada, Zeca, pelos vídeos e discussões que tornaram novamente nossa reunião uma delícia! E parabéns não só pela qualidade dos materiais, mas sobretudo pela vontade em produzir e veicular suas obras. Como comentamos no sábado, pode ser que TV Unicamp não tenha objetivos claros em sua programação, mas você os tem certamente e o uso deste canal como veículo para seus vídeos é um achado louvável!
Beijo grande e tomara tenhamos muito mais tempo prá ver outras de suas obras!

Heitor Gribl disse...

Oi Zeca!
Adorei o termo "videopata" porque me identifiquei também... Se vc quiser disponibilizar os vídeos que não tivemos tempo para assistir, vc pode colocar no blog (que é restrito apenas aos convidados, não dá problema de copyright quando for o caso). Fiquei curioso pra conhecer mais sobre seu trabalho e sobre o grupo.
Abração! Heitor

Zeca disse...

Olá Gabi e Heitor!

Obrigado pelas considerações.
A respeito da TV Unicamp, é um pouco triste constatar que ela não cumpre o seu papel de TV universitária. O que posso dizer em se tratando dos programas que lá produzo (Câmera Subjetiva e Momento Curta), é que eles combinam, a meu ver com sucesso, um espaço privilegiado de criação para a equipe de produção e uma importante iniciativa de política cultural, haja vista que também dão espaço para realizadores independentes exibirem e discutirem seus trabalhos.
Considero-me mesmo um “videopata”. Não sei o que é ficar sem produzir, o que não significa que os trabalhos são feitos a esmo, sem reflexão, pois o amadurecimento de uma idéia constitui uma etapa importantíssima até que ela venha a ser executada. Aliás, atualmente, ocupo-me da direção de produção de um documentário que aborda o dia do pagamento e o grau de racionalidade com o qual as pessoas gastam seu dinheiro.
Pretendo disponibilizar alguns vídeos on-line e posso fazê-lo também para o blog. Contudo, pode demorar um pouco, devido ao fato de alguns deles necessitarem de um trabalho de finalização de áudio, o “Fome Visual” é um exemplo.
Quando quiserem conhecer mais sobre o meu trabalho e do meu grupo, estarei à disposição. Pode o encontro ser formal (curso de extensão, Unicamp, etc.) ou informal (numa mesa de bar), que terei o maior prazer.

Abraços e beijos.

Zeca.